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Como usar o Git para gerenciar seu projeto Imprimir este Artigo
Introdução
O controle de versão não é apenas para código. É para qualquer coisa que você queira acompanhar, incluindo conteúdo. O uso do Git para gerenciar seu próximo projeto de escrita permite exibir vários rascunhos ao mesmo tempo, ver diferenças entre esses rascunhos e até reverter para uma versão anterior. E se você estiver satisfeito com isso, poderá compartilhar seu trabalho com outras pessoas no GitHub ou em outros repositórios centrais do Git.
Neste tutorial, você usará o Git para gerenciar um pequeno documento Markdown. Você armazenará uma versão inicial, confirmará, fará alterações, visualizará a diferença entre essas alterações e revisará a versão anterior. Quando terminar, você terá um fluxo de trabalho que poderá aplicar aos seus próprios projetos de escrita.
Pré-requisitos
- Git instalado no seu computador local. O tutorial Como contribuir para o código-fonte aberto: Introdução ao Git mostra a instalação do Git e cobre algumas informações básicas que você pode achar úteis.
Etapa 1 - Criando um espaço de trabalho para seu projeto de escrita
Para gerenciar suas alterações, você criará um repositório Git local. Um repositório Git vive dentro de um diretório existente; portanto, comece criando um novo diretório para o seu artigo:
- mkdir article
Alterne para o novo article
diretório:
- cd article
O git init
comando cria um novo repositório Git vazio no diretório atual. Execute esse comando agora:
- git init
Você verá a seguinte saída que confirma que seu repositório foi criado:
Initialized empty Git repository in /Users/sammy/article/.git/
O .gitignore
arquivo permite que você informe ao Git que alguns arquivos devem ser ignorados. Você pode usar isso para ignorar arquivos temporários que seu editor de texto possa criar ou arquivos de sistemas operacionais. No macOS, por exemplo, o aplicativo Finder cria .DS_Store
arquivos em diretórios. Crie um .gitignore
arquivo que os ignore:
- nano .gitignore
Adicione as seguintes linhas ao arquivo:
# Ignore Finder files
.DS_store
A primeira linha é um comentário, que ajudará a identificar o que você está ignorando no futuro. A segunda linha especifica o arquivo a ser ignorado.
Salve o arquivo e saia do editor.
À medida que você descobrir mais arquivos que deseja ignorar, abra o .gitignore
arquivo e adicione uma nova linha para cada arquivo ou diretório que deseja ignorar.
Agora que seu repositório está configurado, você pode começar a trabalhar.
Etapa 2 - Salvar seu rascunho inicial
O Git só conhece os arquivos que você conta. Só porque um arquivo existe no diretório que contém o repositório não significa que o Git rastreie suas alterações. Você precisa adicionar um arquivo ao repositório e confirmar as alterações.
Crie um novo arquivo Markdown chamado article.md
:
- nano article.md
Adicione algum texto ao arquivo:
# How To Use Git to Manage Your Writing Project
### Introduction
Version control isn't just for code. It's for anything you want to track, including content. Using Git to manage your next writing project gives you the ability to view multiple drafts at the same time, see differences between those drafts, and even roll back to a previous version. And if you're comfortable doing so, you can then share your work with others on GitHub or other central git repositories.
In this tutorial you'll use Git to manage a small Markdown document. You'll store an initial version, commit it, make changes, view the difference between those changes, and review the previous version. When you're done, you'll have a workflow you can apply to your own writing projects.
Salve as alterações e saia do editor.
O git status
comando mostrará o estado do seu repositório. Ele mostrará quais arquivos precisam ser adicionados para que o Git possa rastreá-los. Execute este comando:
- git status
Você verá esta saída:
On branch master
No commits yet
Untracked files:
(use "git add <file>..." to include in what will be committed)
.gitignore
article.md
nothing added to commit but untracked files present (use "git add" to track)
Na saída, a Untracked files
seção mostra os arquivos que o Git não está vendo. Esses arquivos precisam ser adicionados ao repositório para que o Git possa observá-los quanto a alterações. Use o git add
comando para fazer isso:
- git add .gitignore
- git add article.md
Agora execute git status
para verificar se esses arquivos foram adicionados:
On branch master
No commits yet
Changes to be committed:
(use "git rm --cached <file>..." to unstage)
new file: .gitignore
new file: article.md
Agora os dois arquivos estão listados na Changes to be committed
seção. O Git sabe sobre eles, mas ainda não criou um instantâneo do trabalho. Use o git commit
comando para fazer isso.
Ao criar um novo commit, você precisa fornecer uma mensagem de commit. Uma boa mensagem de confirmação indica quais são suas alterações. Quando você está trabalhando com outras pessoas, quanto mais detalhadas suas mensagens de confirmação, melhor.
Use o comando git commit
para confirmar suas alterações:
- git commit -m "Add gitignore file and initial version of article"
A saída do comando mostra que os arquivos foram confirmados:
[master (root-commit) 95fed84] Add gitignore file and initial version of article
2 files changed, 9 insertions(+)
create mode 100644 .gitignore
create mode 100644 article.md
Use o git status
comando para ver o estado do repositório:
- git status
A saída mostra que não há alterações que precisam ser adicionadas ou confirmadas.
On branch master
nothing to commit, working tree clean
Agora vamos ver como trabalhar com mudanças.
Etapa 3 - Salvar revisões
Você adicionou sua versão inicial do artigo. Agora você adicionará mais texto para poder ver como gerenciar alterações com o Git.
Abra o artigo no seu editor:
- nano article.md
Adicione um pouco mais de texto ao final do arquivo:
## Prerequisites
* Git installed on your local computer. The tutorial [How to Contribute to Open Source: Getting Started with Git](https://www.digitalocean.com/community/tutorials/how-to-contribute-to-open-source-getting-started-with-git) walks you through installing Git and covers some background information you may find useful.
Salve o arquivo.
Use o git status
comando para ver onde estão as coisas no seu repositório:
- git status
A saída mostra que há alterações:
On branch master
Changes not staged for commit:
(use "git add <file>..." to update what will be committed)
(use "git checkout -- <file>..." to discard changes in working directory)
modified: article.md
no changes added to commit (use "git add" and/or "git commit -a")
Como esperado, o article.md
arquivo tem alterações.
Use git diff
para ver o que são:
- git diff article.md
A saída mostra as linhas que você adicionou:
diff --git a/article.md b/article.md
index 77b081c..ef6c301 100644
--- a/article.md
+++ b/article.md
@@ -5,3 +5,7 @@
Version control isn't just for code. It's for anything you want to track, including content. Using Git to manage your next writing project gives you the ability to view multiple drafts at the same time, see differences between those drafts, and even roll back to a previous version. And if you're comfortable doing so, you can then share your work with others on GitHub or other central git repositories.
In this tutorial you'll use Git to manage a small Markdown document. You'll store an initial version, commit it, make changes, view the difference between those changes, and review the previous version. When you're done, you'll have a workflow you can apply to your own writing projects.
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+## Prerequisites
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+* Git installed on your local computer. The tutorial [How to Contribute to Open Source: Getting Started with Git](https://www.digitalocean.com/community/tutorials/how-to-contribute-to-open-source-getting-started-with-git) walks you through installing Git and covers some background information you may find useful.
Na saída, linhas começando com um sinal de mais (+) são linhas que você adicionou. As linhas removidas apareceriam com um sinal de menos (-). As linhas que não foram alteradas não teriam nenhum desses caracteres na frente.
Usar git diff
e git status
é uma maneira útil de ver o que você mudou. Você também pode salvar o diff em um arquivo para visualizá-lo mais tarde com o seguinte comando:
- git diff article.md > article_diff.diff
O uso da .diff
extensão ajudará seu editor de texto a aplicar o realce de sintaxe adequado.
Salvar as alterações no seu repositório é um processo de duas etapas. Primeiro, adicione o article.md
arquivo novamente e depois confirme. O Git quer que você diga explicitamente quais arquivos vão em cada confirmação, portanto, mesmo que você tenha adicionado o arquivo antes, você deve adicioná-lo novamente. Observe que a saída do git status
comando lembra você disso.
Adicione o arquivo e confirme as alterações, fornecendo uma mensagem de confirmação:
- git add article.md
- git commit -m "add prerequisites section"
A saída verifica se o commit funcionou:
[master 1fbfc21] add prerequisites section
1 file changed, 4 insertions(+)
Use git status
para ver o status do seu repositório. Você verá que não há mais nada a fazer.
- git status
On branch master
nothing to commit, working tree clean
Continue esse processo ao revisar seu artigo. Faça as alterações, verifique-as, adicione o arquivo e confirme as alterações com uma mensagem detalhada. Confirme suas alterações com a frequência que desejar. Você pode executar uma confirmação depois de concluir cada rascunho ou antes de fazer uma grande reformulação da estrutura do seu artigo.
Se você enviar um rascunho de um documento para outra pessoa e ela fizer alterações, pegue a cópia e substitua o arquivo pelo deles. Em seguida, use git diff
para ver as alterações que eles fizeram rapidamente. O Git verá as alterações, digitando-as diretamente ou substituindo o arquivo por um que você baixou da Web, email ou outro local.
Agora, vamos analisar o gerenciamento das versões do seu artigo.
Etapa 4 - Gerenciando alterações
Às vezes, é útil olhar para uma versão anterior de um documento. Sempre que você usou git commit
, você forneceu uma mensagem útil que resume o que você fez.
O git log
comando mostra o histórico de consolidação do seu repositório. Toda alteração que você cometeu tem uma entrada no log.
- git log
commit 1fbfc2173f3cec0741e0a6b21803fbd0be511bc4
Author: Sammy Shark <sammy@digitalocean>
Date: Thu Sep 19 16:35:41 2019 -0500
add prerequisites section
commit 95fed849b0205c49eda994fff91ec03642d59c79
Author: Sammy Shark <sammy@digitalocean>
Date: Thu Sep 19 16:32:34 2019 -0500
Add gitignore file and initial version of article
Cada confirmação possui um identificador específico. Você usa esse número para referenciar as alterações de uma consolidação específica. Você só precisa dos primeiros caracteres do identificador. O git log --oneline
comando fornece uma versão condensada do log com identificadores mais curtos:
- git log --oneline
1fbfc21 add prerequisites section
95fed84 Add gitignore file and initial version of article
Para visualizar a versão inicial do seu arquivo, use git show
e o identificador de confirmação. Os identificadores no seu repositório serão diferentes dos descritos nesses exemplos.
- git show 95fed84 article.md
A saída mostra os detalhes da confirmação, bem como as alterações que ocorreram durante essa confirmação:
commit 95fed849b0205c49eda994fff91ec03642d59c79
Author: Sammy Shark <sammy@digitalocean>
Date: Thu Sep 19 16:32:34 2019 -0500
Add gitignore file and initial version of article
diff --git a/article.md b/article.md
new file mode 100644
index 0000000..77b081c
--- /dev/null
+++ b/article.md
@@ -0,0 +1,7 @@
+# How To Use Git to Manage Your Writing Project
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+### Introduction
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+Version control isn't just for code. It's for anything you want to track, including content. Using Git to manage your next writing project gives you the ability to view multiple drafts at the same time, see differences between those drafts, and even roll back to a previous version. And if you're comfortable doing so, you can then share your work with others on GitHub or other central git repositories.
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+In this tutorial you'll use Git to manage a small Markdown document. You'll store an initial version, commit it, make changes, view the difference between those changes, and review the previous version. When you're done, you'll have a workflow you can apply to your own writing projects.
Para ver o próprio arquivo, modifique o comando ligeiramente. Em vez de um espaço entre o identificador de confirmação e o arquivo, substitua :./
por:
- git show 95fed84:./article.md
Você verá o conteúdo desse arquivo, nessa revisão:
# How To Use Git to Manage Your Writing Project
### Introduction
Version control isn't just for code. It's for anything you want to track, including content. Using Git to manage your next writing project gives you the ability to view multiple drafts at the same time, see differences between those drafts, and even roll back to a previous version. And if you're comfortable doing so, you can then share your work with others on GitHub or other central git repositories.
In this tutorial you'll use Git to manage a small Markdown document. You'll store an initial version, commit it, make changes, view the difference between those changes, and review the previous version. When you're done, you'll have a workflow you can apply to your own writing projects.
Você pode salvar essa saída em um arquivo se precisar de outra coisa:
- git show 95fed84:./article.md > old_article.md
À medida que você fizer mais alterações, seu registro aumentará e você poderá revisar todas as alterações feitas no artigo ao longo do tempo.
Conclusão
Neste tutorial, você usou um repositório Git local para rastrear as alterações no seu projeto de escrita. Você pode usar essa abordagem para gerenciar artigos individuais, todas as postagens do seu blog ou até seu próximo romance. E se você enviar seu repositório para o GitHub, poderá convidar outras pessoas para ajudá-lo a editar seu trabalho.
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