Base de Conhecimento
Como escrever e executar seu primeiro programa no Node.js Imprimir este Artigo
Introdução
O Node.js é um ambiente de tempo de execução de código aberto popular que pode executar JavaScript fora do navegador usando o mecanismo JavaScript V8, que é o mesmo mecanismo usado para alimentar a execução JavaScript do navegador da web do Google Chrome. O tempo de execução do Nó é comumente usado para criar ferramentas de linha de comando e servidores da web.
Aprender o Node.js permitirá que você escreva seu código de front-end e back-end no mesmo idioma. O uso de JavaScript em toda a pilha pode ajudar a reduzir o tempo para alternância de contexto, e as bibliotecas são mais facilmente compartilhadas entre o servidor back-end e os projetos front-end.
Além disso, graças ao seu suporte à execução assíncrona, o Node.js se destaca em tarefas intensivas de E / S, o que o torna tão adequado para a web. Aplicativos em tempo real, como streaming de vídeo ou aplicativos que enviam e recebem dados continuamente, podem ser executados com mais eficiência quando escritos em Node.js.
Neste tutorial, você criará seu primeiro programa com o tempo de execução do Node.js. Você será apresentado a alguns conceitos específicos do Nó e poderá criar um programa que ajude os usuários a inspecionar variáveis de ambiente em seus sistemas. Para fazer isso, você aprenderá como enviar seqüências de caracteres para o console, receber entrada do usuário e acessar variáveis de ambiente.
Pré-requisitos
Para concluir este tutorial, você precisará de:
-
Node.js instalado em sua máquina de desenvolvimento. Este tutorial usa o Node.js. versão 10.16.0. Para instalar isso no macOS ou no Ubuntu 18.04, siga as etapas em Como instalar o Node.js e criar um ambiente de desenvolvimento local no macOS ou na seção "Instalando usando um PPA" de Como instalar o Node.js. no Ubuntu 18.04 .
-
Um conhecimento básico de JavaScript, que você pode encontrar aqui: Como codificar em JavaScript
Etapa 1 - Saída para o console
Para escrever um programa "Olá, Mundo!", Abra um editor de texto de linha de comando como nano
e crie um novo arquivo:
- nano hello.js
Com o editor de texto aberto, digite o seguinte código:
console.log("Hello World");
O console
objeto no Node.js fornece métodos simples para gravar em stdout
, stderr
ou em qualquer outro fluxo do Node.js., que na maioria dos casos é a linha de comando. O log
método é impresso no stdout
fluxo, para que você possa vê-lo no seu console.
No contexto do Node.js, os fluxos são objetos que podem receber dados, como o stdout
fluxo, ou objetos que podem gerar dados, como um soquete de rede ou um arquivo. No caso dos fluxos stdout
e stderr
, quaisquer dados enviados a eles serão mostrados no console. Uma das grandes vantagens dos fluxos é que eles são facilmente redirecionados; nesse caso, você pode redirecionar a saída do seu programa para um arquivo, por exemplo.
Salve e saia nano
pressionando CTRL+X
, quando solicitado a salvar o arquivo, pressione Y
. Agora seu programa está pronto para ser executado.
Etapa 2 - Executando o programa
Para executar este programa, use o node
comando da seguinte maneira:
- node hello.js
O hello.js
programa executará e exibirá a seguinte saída:
Hello World
O intérprete Node.js lê o arquivo e é executado console.log("Hello World");
chamando o log
método do console
objeto global . A cadeia "Hello World"
foi passada como argumento para a log
função.
Embora as aspas sejam necessárias no código para indicar que o texto é uma sequência, elas não são impressas na tela.
Depois de confirmar que o programa funciona, vamos torná-lo mais interativo.
Etapa 3 - Recebendo entrada do usuário por meio de argumentos da linha de comando
Toda vez que você executa o programa "Hello, World!" Do Node.js, ele produz a mesma saída. Para tornar o programa mais dinâmico, vamos receber informações do usuário e exibi-las na tela.
As ferramentas de linha de comando geralmente aceitam vários argumentos que modificam seu comportamento. Por exemplo, executar node
o --version
argumento imprime a versão instalada em vez de executar o intérprete. Nesta etapa, você fará seu código aceitar a entrada do usuário por meio de argumentos da linha de comando.
Crie um novo arquivo arguments.js
com o nano:
- nano arguments.js
Digite o seguinte código:
console.log(process.argv);
O process
objeto é um objeto Node.j global que contém funções e dados, todos relacionados ao processo Node.js. atualmente em execução. A argv
propriedade é uma matriz de seqüências de caracteres que contém todos os argumentos de linha de comando fornecidos a um programa.
Salve e saia nano
digitando CTRL+X
, quando solicitado a salvar o arquivo, pressione Y
.
Agora, quando você executa este programa, fornece um argumento de linha de comando como este:
- node arguments.js hello world
A saída é semelhante à seguinte:
[ '/usr/bin/node',
'/home/sammy/first-program/arguments.js',
'hello',
'world' ]
O primeiro argumento na process.argv
matriz é sempre o local do binário do Node.js. que está executando o programa. O segundo argumento é sempre o local do arquivo que está sendo executado. Os argumentos restantes são os que o usuário digitou, neste caso: hello
e world
.
Estamos interessados principalmente nos argumentos que o usuário inseriu, não nos argumentos padrão que o Node.js fornece. Abra o arguments.js
arquivo para edição:
- nano arguments.js
Mude console.log(process.arg);
para o seguinte:
console.log(process.argv.slice(2));
Por argv
ser uma matriz, você pode usar o slice
método interno do JavaScript que retorna uma seleção de elementos. Quando você fornece a slice
função 2
como argumento, obtém todos os elementos argv
que vêm após o segundo elemento; isto é, os argumentos que o usuário inseriu.
Execute o programa novamente com o node
comando e os mesmos argumentos da última vez:
- node arguments.js hello world
Agora, a saída fica assim:
[ 'hello', 'world' ]
Agora que você pode coletar informações do usuário, vamos coletar informações do ambiente do programa.
Etapa 4 - Acessando variáveis de ambiente
As variáveis de ambiente são dados de valor-chave armazenados fora de um programa e fornecidos pelo sistema operacional. Eles geralmente são definidos pelo sistema ou usuário e estão disponíveis para todos os processos em execução para fins de configuração ou estado. Você pode usar o process
objeto do Node para acessá-los.
Use nano
para criar um novo arquivo environment.js
:
- nano environment.js
Adicione o seguinte código:
console.log(process.env);
O env
objeto armazena todas as variáveis de ambiente disponíveis quando o Node.js está executando o programa.
Salve e saia como antes e execute o environment.js
arquivo com o node
comando
- node environment.js
Ao executar o programa, você verá uma saída semelhante à seguinte:
{ SHELL: '/bin/bash',
SESSION_MANAGER:
'local/digitalocean:@/tmp/.ICE-unix/1003,unix/digitalocean:/tmp/.ICE-unix/1003',
COLORTERM: 'truecolor',
SSH_AUTH_SOCK: '/run/user/1000/keyring/ssh',
XMODIFIERS: '@im=ibus',
DESKTOP_SESSION: 'ubuntu',
SSH_AGENT_PID: '1150',
PWD: '/home/sammy/first-program',
LOGNAME: 'sammy',
GPG_AGENT_INFO: '/run/user/1000/gnupg/S.gpg-agent:0:1',
GJS_DEBUG_TOPICS: 'JS ERROR;JS LOG',
WINDOWPATH: '2',
HOME: '/home/sammy',
USERNAME: 'sammy',
IM_CONFIG_PHASE: '2',
LANG: 'en_US.UTF-8',
VTE_VERSION: '5601',
CLUTTER_IM_MODULE: 'xim',
GJS_DEBUG_OUTPUT: 'stderr',
LESSCLOSE: '/usr/bin/lesspipe %s %s',
TERM: 'xterm-256color',
LESSOPEN: '| /usr/bin/lesspipe %s',
USER: 'sammy',
DISPLAY: ':0',
SHLVL: '1',
PATH:
'/usr/local/sbin:/usr/local/bin:/usr/sbin:/usr/bin:/sbin:/bin:/usr/games:/usr/local/games:/snap/bin',
DBUS_SESSION_BUS_ADDRESS: 'unix:path=/run/user/1000/bus',
_: '/usr/bin/node',
OLDPWD: '/home/sammy' }
Lembre-se de que muitas das variáveis de ambiente que você vê dependem da configuração do sistema e sua saída pode parecer substancialmente diferente da que você vê aqui. Em vez de visualizar uma longa lista de variáveis de ambiente, convém recuperar uma específica.
Etapa 5 - Acessando uma variável de ambiente especificada
Nesta etapa, você visualizará variáveis de ambiente e seus valores usando o process.env
objeto global e imprimirá seus valores no console.
O process.env
objeto é um mapeamento simples entre nomes de variáveis de ambiente e seus valores armazenados como seqüências de caracteres. Como todos os objetos em JavaScript, você acessa uma propriedade individual referenciando seu nome entre colchetes.
Abra o environment.js
arquivo para edição:
- nano environment.js
Mude console.log(process.env);
para:
console.log(process.env["HOME"]);
Salve o arquivo e saia. Agora execute o environment.js
programa:
- node environment.js
A saída agora fica assim:
/home/sammy
Em vez de imprimir o objeto inteiro, agora você imprime apenas a HOME
propriedade de process.env
, que armazena o valor da $HOME
variável de ambiente.
Novamente, lembre-se de que a saída desse código provavelmente será diferente da que você vê aqui, porque é específica para o seu sistema. Agora que você pode especificar a variável de ambiente a recuperar, pode aprimorar seu programa solicitando ao usuário a variável que deseja ver.
Etapa 6 - Recuperando um argumento em resposta à entrada do usuário
Em seguida, você poderá ler argumentos da linha de comando e variáveis de ambiente para criar um utilitário de linha de comando que imprima o valor de uma variável de ambiente na tela.
Use nano
para criar um novo arquivo echo.js
:
- nano echo.js
Adicione o seguinte código:
const args = process.argv.slice(2);
console.log(process.env[args[0]]);
A primeira linha de echo.js
armazena todos os argumentos de linha de comando que o usuário forneceu em uma variável constante chamada args
. A segunda linha imprime a variável de ambiente armazenada no primeiro elemento de args
; isto é, o primeiro argumento da linha de comandos que o usuário forneceu.
Salve e saia e nano
, em seguida, execute o programa da seguinte maneira:
- node echo.js HOME
Agora, a saída seria:
/home/sammy
O argumento HOME
foi salvo na args
matriz, que foi usada para encontrar seu valor no ambiente por meio do process.env
objeto.
Neste ponto, agora você pode acessar o valor de qualquer variável de ambiente em seu sistema. Para verificar isso, tente visualizar as seguintes variáveis: PWD
, USER
, PATH
.
Recuperar variáveis únicas é bom, mas permitir que o usuário especifique quantas variáveis ele deseja seria melhor.
Etapa 7 - Vendo várias variáveis de ambiente
Atualmente, o aplicativo pode inspecionar apenas uma variável de ambiente por vez. Seria útil se pudéssemos aceitar vários argumentos de linha de comando e obter seu valor correspondente no ambiente. Use nano
para editar echo.js
:
- nano echo.js
Edite o arquivo para que ele tenha o seguinte código:
const args = process.argv.slice(2);
args.forEach(arg => {
console.log(process.env[arg]);
});
O forEach
método é um método JavaScript padrão em todos os objetos de matriz. Ele aceita uma função de retorno de chamada que é usada porque itera sobre todos os elementos da matriz. Você usa forEach
na args
matriz, fornecendo uma função de retorno de chamada que imprime o valor do argumento atual no ambiente.
Salve e saia do arquivo. Agora execute novamente o programa com dois argumentos:
- node echo.js HOME PWD
Você veria a seguinte saída:
/home/sammy
/home/sammy/first-program
A forEach
função garante que todos os argumentos de linha de comando na args
matriz sejam impressos.
Agora você tem uma maneira de recuperar as variáveis solicitadas pelo usuário, mas ainda precisamos lidar com o caso em que o usuário insere dados incorretos.
Etapa 8 - Manipulação de entrada indefinida
Para ver o que acontece se você der ao programa um argumento que não é uma variável de ambiente válida, execute o seguinte:
- node echo.js HOME PWD NOT_DEFINED
A saída será semelhante à seguinte:
/home/sammy
/home/sammy/first-program
undefined
As duas primeiras linhas são impressas conforme o esperado e a última linha apenas undefined
. Em JavaScript, um undefined
valor significa que uma variável ou propriedade não recebeu um valor atribuído. Como NOT_DEFINED
não é uma variável de ambiente válida, é mostrada como undefined
.
Seria mais útil para um usuário ver uma mensagem de erro se o argumento da linha de comando não fosse encontrado no ambiente.
Aberto echo.js
para edição:
- nano echo.js
Edite echo.js
para que ele tenha o seguinte código:
const args = process.argv.slice(2);
args.forEach(arg => {
let envVar = process.env[arg];
if (envVar === undefined) {
console.error(`Could not find "${arg}" in environment`);
} else {
console.log(envVar);
}
});
Aqui, você modificou a função de retorno de chamada fornecida forEach
para fazer o seguinte:
- Obtenha o valor do argumento da linha de comandos no ambiente e armazene-o em uma variável
envVar
. - Verifique se o valor de
envVar
éundefined
. - Se
envVar
forundefined
, imprimiremos uma mensagem útil indicando que ela não foi encontrada. - Se uma variável de ambiente foi encontrada, imprimimos seu valor.
Nota : A console.error
função imprime uma mensagem na tela via stderr
fluxo, enquanto console.log
imprime na tela através do stdout
fluxo. Ao executar esse programa pela linha de comando, você não notará a diferença entre os fluxos stdout
e stderr
, mas é uma boa prática imprimir erros por meio do stderr
fluxo, para que possam ser mais facilmente identificados e processados por outros programas, o que pode indicar ao diferença.
Agora execute o seguinte comando mais uma vez:
- node echo.js HOME PWD NOT_DEFINED
Desta vez, a saída será:
/home/sammy
/home/sammy/first-program
Could not find "NOT_DEFINED" in environment
Agora, quando você fornece um argumento de linha de comando que não é uma variável de ambiente, você recebe uma mensagem de erro clara afirmando isso.
Conclusão
Seu primeiro programa exibiu “Hello World” na tela e agora você gravou um utilitário de linha de comando do Node.js. que lê os argumentos do usuário para exibir variáveis de ambiente.
Se você quiser levar isso adiante, pode alterar ainda mais o comportamento deste programa. Por exemplo, convém validar os argumentos da linha de comando antes de imprimir. Se um argumento não estiver definido, você poderá retornar um erro e o usuário obterá a saída apenas se todos os argumentos forem variáveis de ambiente válidas.
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