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Como instalar o Python 3 e configurar um ambiente de programação local no macOS  Imprimir este Artigo

Introdução

Python é uma linguagem de programação versátil que pode ser usada para muitos projetos de programação diferentes. Publicado pela primeira vez em 1991 com um nome inspirado no grupo de comédia britânico Monty Python, a equipe de desenvolvimento queria fazer do Python uma linguagem que fosse divertida de usar. Fácil de configurar e escrito de forma relativamente direta, com feedback imediato sobre erros, o Python é uma ótima opção para iniciantes e desenvolvedores experientes. Python 3 é a versão mais atual da linguagem e é considerado o futuro do Python.

Este tutorial o guiará através da instalação do Python 3 em sua máquina local do macOS e da configuração de um ambiente de programação através da linha de comando.

Pré-requisitos

Você precisará de um computador macOS com acesso administrativo conectado à Internet.

Etapa 1 - Abertura do terminal

Concluiremos a maior parte de nossa instalação e a configuração na linha de comando, que é uma maneira não gráfica de interagir com seu computador. Ou seja, em vez de clicar nos botões, você estará digitando o texto e recebendo feedback do seu computador também. A linha de comando, também conhecida como shell, pode ajudá-lo a modificar e automatizar muitas das tarefas que você executa em um computador todos os dias e é uma ferramenta essencial para desenvolvedores de software.

O macOS Terminal é um aplicativo que você pode usar para acessar a interface da linha de comandos. Como qualquer outro aplicativo, você pode encontrá-lo acessando o Finder, navegando até a pasta Aplicativos e depois na pasta Utilitários. A partir daqui, clique duas vezes no Terminal como qualquer outro aplicativo para abri-lo. Como alternativa, você pode usar o Spotlight mantendo pressionadas as teclas commandspacebarpara encontrar o Terminal digitando-o na caixa exibida.

Terminal macOS

Existem muitos outros comandos do Terminal para aprender que podem permitir que você faça coisas mais poderosas. O artigo “ Uma introdução ao terminal Linux ” pode orientá-lo melhor com o terminal Linux, que é semelhante ao terminal macOS.

Etapa 2 - Instalando o Xcode

O Xcode é um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE), composto por ferramentas de desenvolvimento de software para o macOS. Você já pode ter o Xcode instalado. Para verificar, na sua janela Terminal, digite:

  • xcode-select -p

Se você receber a seguinte saída, o Xcode está instalado:

Output
/Library/Developer/CommandLineTools

Se você recebeu um erro, instale no seu navegador o Xcode da App Store e aceite as opções padrão.

Depois que o Xcode estiver instalado, retorne à sua janela do Terminal. Em seguida, você precisará instalar o aplicativo Command Line Tools do Xcode, o que pode ser feito digitando:

  • xcode-select --install

Nesse momento, o Xcode e seu aplicativo Command Line Tools estão totalmente instalados e estamos prontos para instalar o gerenciador de pacotes Homebrew.

Etapa 3 - Instalando e configurando o Homebrew

Embora o OS X Terminal tenha muitas funcionalidades dos Linux Terminals e outros sistemas Unix, ele não é fornecido com um bom gerenciador de pacotes. Um gerenciador de pacotes é uma coleção de ferramentas de software que trabalham para automatizar os processos de instalação que incluem a instalação inicial do software, a atualização e a configuração do software e a remoção do software, conforme necessário. Eles mantêm as instalações em um local central e podem manter todos os pacotes de software no sistema nos formatos mais usados. O Homebrew fornece ao OS X um sistema de gerenciamento de pacotes de software livre e de código aberto que simplifica a instalação do software no OS X.

Para instalar o Homebrew, digite isso na janela do Terminal:

  • /usr/bin/ruby -e "$(curl -fsSL https://raw.githubusercontent.com/Homebrew/install/master/install)"

O Homebrew é feito com Ruby, portanto, ele modificará o caminho Ruby do seu computador. curlcomando extrai um script da URL especificada. Este script explica o que ele fará e pausa o processo para solicitar que você confirme. Isso fornece muitos comentários sobre o que o script fará no seu sistema e oferece a oportunidade de verificar o processo.

Se você precisar digitar sua senha, observe que as teclas digitadas não serão exibidas na janela do Terminal, mas serão gravadas, basta pressionar a returntecla depois de digitar sua senha. Caso contrário, pressione a letra ypara "sim" sempre que for solicitado a confirmar a instalação.

Vamos percorrer os sinalizadores que estão associados ao curlcomando:

  • sinalizador fou --failinforma à janela Terminal que não fornece saída de documento HTML nos erros do servidor.
  • sinalizador -sou --silentmuda curlpara que ele não mostre o medidor de progresso e, combinado com o sinalizador -Sou --show-error, garantirá que curlmostre uma mensagem de erro se falhar.
  • sinalizador -Lou --locationdirá curlpara refazer a solicitação para um novo local se o servidor relatar que a página solicitada foi movida para um local diferente.

Quando o processo de instalação estiver concluído, colocaremos o diretório Homebrew na parte superior da PATHvariável de ambiente. Isso garantirá que as instalações do Homebrew sejam chamadas pelas ferramentas que o Mac OS X pode selecionar automaticamente e que podem ser contrárias ao ambiente de desenvolvimento que estamos criando.

Você deve criar ou abrir o ~/.bash_profilearquivo com o editor de texto da linha de comandos nano, usando o nanocomando:

  • nano ~/.bash_profile

Depois que o arquivo for aberto na janela Terminal, escreva o seguinte:

export PATH=/usr/local/bin:$PATH

Para salvar suas alterações, mantenha pressionada a controltecla e a letra oe, quando solicitado, pressione a returntecla. Agora você pode sair do nano pressionando a controltecla e a letra x.

Para que essas alterações sejam ativadas, na janela Terminal, digite:

  • source ~/.bash_profile

Depois de fazer isso, as alterações feitas na PATHvariável de ambiente serão efetivas.

Podemos garantir que o Homebrew foi instalado com sucesso digitando:

  • brew doctor

Se nenhuma atualização for necessária no momento, a saída do Terminal exibirá:

Output
Your system is ready to brew.

Caso contrário, você poderá receber um aviso para executar outro comando, como brew updatepara garantir que sua instalação do Homebrew esteja atualizada.

Quando o Homebrew estiver pronto, você poderá instalar o Python 3.

Etapa 4 - Instalando o Python 3

Você pode usar o Homebrew para pesquisar tudo o que pode instalar com o brew searchcomando, mas, para nos fornecer uma lista mais curta, vamos procurar apenas os pacotes ou módulos disponíveis relacionados ao Python:

  • brew search python

O Terminal exibirá uma lista do que você pode instalar, assim:

Output
app-engine-python          micropython                python3                 
boost-python               python                     wxpython                 
gst-python                 python-markdown            zpython                  
homebrew/apache/mod_python               homebrew/versions/gst-python010        
homebrew/python/python-dbus              Caskroom/cask/kk7ds-python-runtime     
homebrew/python/vpython                  Caskroom/cask/mysql-connector-python   

O Python 3 estará entre os itens da lista. Vamos em frente e instalá-lo:

  • brew install python3

A janela Terminal fornecerá comentários sobre o processo de instalação do Python 3; pode levar alguns minutos para que a instalação seja concluída.

Junto com o Python 3, o Homebrew instalará pip , setuptools e wheel .

Uma ferramenta para uso com Python, usaremos o pip para instalar e gerenciar pacotes de programação que desejamos usar em nossos projetos de desenvolvimento. Você pode instalar pacotes Python digitando:

  • pip3 install package_name

Aqui, você package_namepode se referir a qualquer pacote ou biblioteca Python, como Django para desenvolvimento web ou NumPy para computação científica. Então, se você gostaria de instalar NumPy, você pode fazê-lo com o comando pip3 install numpy.

O setuptools facilita o empacotamento de projetos em Python, e o wheel é um formato de pacote integrado para Python que pode acelerar sua produção de software, reduzindo o número de vezes que você precisa compilar.

Para verificar a versão do Python 3 que você instalou, digite:

  • python3 --version

Isso produzirá a versão específica do Python atualmente instalada, que por padrão será a versão estável mais atualizada do Python 3 disponível.

Para atualizar sua versão do Python 3, você pode primeiro atualizar o Homebrew e, em seguida, atualizar o Python:

  • brew update
  • brew upgrade python3

É uma boa prática garantir que sua versão do Python esteja atualizada.

Etapa 5 - Criando um ambiente virtual

Agora que temos o Xcode, o Homebrew e o Python instalados, podemos criar nosso ambiente de programação.

Os ambientes virtuais permitem que você tenha um espaço isolado no seu computador para projetos Python, garantindo que cada um de seus projetos possa ter seu próprio conjunto de dependências que não atrapalharão nenhum de seus outros projetos.

A configuração de um ambiente de programação nos proporciona maior controle sobre nossos projetos Python e sobre como as diferentes versões dos pacotes são tratadas. Isso é especialmente importante ao trabalhar com pacotes de terceiros.

Você pode configurar quantos ambientes de programação Python quiser. Cada ambiente é basicamente um diretório ou pasta no seu computador que possui alguns scripts para fazê-lo funcionar como um ambiente.

Escolha em qual diretório você gostaria de colocar seus ambientes de programação Python ou crie um novo diretório com mkdir, como em:

  • mkdir Environments
  • cd Environments

Quando estiver no diretório em que deseja que os ambientes residam, é possível criar um ambiente executando o seguinte comando:

  • python3.7 -m venv my_env

Essencialmente, este comando cria um novo diretório (neste caso chamado my_env ) que contém alguns itens:

  • pyvenv.cfgarquivo aponta para a instalação do Python usada para executar o comando.
  • libsubdiretório contém uma cópia da versão do Python e possui um site-packagessubdiretório dentro dele que começa vazio, mas eventualmente retém os módulos de terceiros relevantes que você instala.
  • includesubdiretório compila pacotes.
  • binsubdiretório possui uma cópia do binário Python junto com o script do shell de ativação usado para configurar o ambiente.

Juntos, esses arquivos funcionam para garantir que seus projetos sejam isolados do contexto mais amplo da sua máquina local, para que arquivos de sistema e arquivos de projeto não se misturem. Essa é uma boa prática para o controle de versão e para garantir que cada um de seus projetos tenha acesso aos pacotes específicos necessários.

Para usar esse ambiente, é necessário ativá-lo, o que você pode fazer digitando o seguinte comando que chama o script de ativação:

  • source my_env/bin/activate

Seu prompt agora será prefixado com o nome do seu ambiente, neste caso, é chamado my_env :

 

Esse prefixo nos informa que o ambiente my_env está ativo no momento, o que significa que, quando criarmos programas aqui, eles usarão apenas as configurações e pacotes desse ambiente específico.

Nota: Dentro do ambiente virtual, você pode usar o comando pythonem vez de python3, e pipem vez de pip3se você preferir. Se você usar o Python 3 no seu exterior máquina de um ambiente, você vai precisar usar os python3pip3comandos exclusivamente, como pythonpipvai chamar uma versão anterior do Python.

Após seguir estas etapas, seu ambiente virtual está pronto para uso.

Etapa 6 - Criando um programa de amostra

Agora que temos nosso ambiente virtual configurado, vamos criar um programa tradicional "Olá, Mundo!". Isso garantirá que nosso ambiente esteja funcionando e nos dará a oportunidade de nos familiarizarmos com o Python, se ainda não estivermos.

Para fazer isso, abriremos um editor de texto de linha de comando como o nano e criaremos um novo arquivo:

  • nano hello.py

Depois que o arquivo de texto for aberto no Terminal, digitaremos nosso programa:

print("Hello, World!")

Sair nano, digitando o controlxchaves, e quando solicitado para salvar a imprensa arquivo y.

Depois de sair do nano e retornar ao seu shell, vamos executar o programa:

  • python hello.py

O programa hello.py que você acabou de criar deve fazer com que o Terminal produza a seguinte saída:

Output
Hello, World!

Para sair do ambiente, basta digitar o comando deactivatee você retornará ao seu diretório original.

Conclusão

Parabéns! Neste ponto, você tem um ambiente de programação Python 3 configurado na máquina local do Mac OS X e pode iniciar um projeto de codificação!

Para configurar o Python 3 em outro computador, siga os guias do ambiente de programação local para Ubuntu 16.04 , Debian 8 , CentOS 7 ou Windows 10 . Você também pode ler sobre a instalação do Python e a configuração de um ambiente de programação em um servidor Ubuntu 16.04 , o que é especialmente útil ao trabalhar em equipes de desenvolvimento.

Com sua máquina local pronta para o desenvolvimento de software, você pode continuar aprendendo mais sobre codificação no Python, seguindo “ Entendendo os tipos de dados no Python 3 ” e “ Como usar variáveis ​​no Python 3 ”.

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