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Como instalar o Python 3 e configurar um ambiente de programação local no macOS Imprimir este Artigo
Introdução
Python é uma linguagem de programação versátil que pode ser usada para muitos projetos de programação diferentes. Publicado pela primeira vez em 1991 com um nome inspirado no grupo de comédia britânico Monty Python, a equipe de desenvolvimento queria fazer do Python uma linguagem que fosse divertida de usar. Fácil de configurar e escrito de forma relativamente direta, com feedback imediato sobre erros, o Python é uma ótima opção para iniciantes e desenvolvedores experientes. Python 3 é a versão mais atual da linguagem e é considerado o futuro do Python.
Este tutorial o guiará através da instalação do Python 3 em sua máquina local do macOS e da configuração de um ambiente de programação através da linha de comando.
Pré-requisitos
Você precisará de um computador macOS com acesso administrativo conectado à Internet.
Etapa 1 - Abertura do terminal
Concluiremos a maior parte de nossa instalação e a configuração na linha de comando, que é uma maneira não gráfica de interagir com seu computador. Ou seja, em vez de clicar nos botões, você estará digitando o texto e recebendo feedback do seu computador também. A linha de comando, também conhecida como shell, pode ajudá-lo a modificar e automatizar muitas das tarefas que você executa em um computador todos os dias e é uma ferramenta essencial para desenvolvedores de software.
O macOS Terminal é um aplicativo que você pode usar para acessar a interface da linha de comandos. Como qualquer outro aplicativo, você pode encontrá-lo acessando o Finder, navegando até a pasta Aplicativos e depois na pasta Utilitários. A partir daqui, clique duas vezes no Terminal como qualquer outro aplicativo para abri-lo. Como alternativa, você pode usar o Spotlight mantendo pressionadas as teclas command
e spacebar
para encontrar o Terminal digitando-o na caixa exibida.
Existem muitos outros comandos do Terminal para aprender que podem permitir que você faça coisas mais poderosas. O artigo “ Uma introdução ao terminal Linux ” pode orientá-lo melhor com o terminal Linux, que é semelhante ao terminal macOS.
Etapa 2 - Instalando o Xcode
O Xcode é um ambiente de desenvolvimento integrado (IDE), composto por ferramentas de desenvolvimento de software para o macOS. Você já pode ter o Xcode instalado. Para verificar, na sua janela Terminal, digite:
- xcode-select -p
Se você receber a seguinte saída, o Xcode está instalado:
/Library/Developer/CommandLineTools
Se você recebeu um erro, instale no seu navegador o Xcode da App Store e aceite as opções padrão.
Depois que o Xcode estiver instalado, retorne à sua janela do Terminal. Em seguida, você precisará instalar o aplicativo Command Line Tools do Xcode, o que pode ser feito digitando:
- xcode-select --install
Nesse momento, o Xcode e seu aplicativo Command Line Tools estão totalmente instalados e estamos prontos para instalar o gerenciador de pacotes Homebrew.
Etapa 3 - Instalando e configurando o Homebrew
Embora o OS X Terminal tenha muitas funcionalidades dos Linux Terminals e outros sistemas Unix, ele não é fornecido com um bom gerenciador de pacotes. Um gerenciador de pacotes é uma coleção de ferramentas de software que trabalham para automatizar os processos de instalação que incluem a instalação inicial do software, a atualização e a configuração do software e a remoção do software, conforme necessário. Eles mantêm as instalações em um local central e podem manter todos os pacotes de software no sistema nos formatos mais usados. O Homebrew fornece ao OS X um sistema de gerenciamento de pacotes de software livre e de código aberto que simplifica a instalação do software no OS X.
Para instalar o Homebrew, digite isso na janela do Terminal:
- /usr/bin/ruby -e "$(curl -fsSL https://raw.githubusercontent.com/Homebrew/install/master/install)"
O Homebrew é feito com Ruby, portanto, ele modificará o caminho Ruby do seu computador. O curl
comando extrai um script da URL especificada. Este script explica o que ele fará e pausa o processo para solicitar que você confirme. Isso fornece muitos comentários sobre o que o script fará no seu sistema e oferece a oportunidade de verificar o processo.
Se você precisar digitar sua senha, observe que as teclas digitadas não serão exibidas na janela do Terminal, mas serão gravadas, basta pressionar a return
tecla depois de digitar sua senha. Caso contrário, pressione a letra y
para "sim" sempre que for solicitado a confirmar a instalação.
Vamos percorrer os sinalizadores que estão associados ao curl
comando:
- O sinalizador -
f
ou--fail
informa à janela Terminal que não fornece saída de documento HTML nos erros do servidor. - O sinalizador
-s
ou--silent
mudacurl
para que ele não mostre o medidor de progresso e, combinado com o sinalizador-S
ou--show-error
, garantirá quecurl
mostre uma mensagem de erro se falhar. - O sinalizador
-L
ou--location
dirácurl
para refazer a solicitação para um novo local se o servidor relatar que a página solicitada foi movida para um local diferente.
Quando o processo de instalação estiver concluído, colocaremos o diretório Homebrew na parte superior da PATH
variável de ambiente. Isso garantirá que as instalações do Homebrew sejam chamadas pelas ferramentas que o Mac OS X pode selecionar automaticamente e que podem ser contrárias ao ambiente de desenvolvimento que estamos criando.
Você deve criar ou abrir o ~/.bash_profile
arquivo com o editor de texto da linha de comandos nano, usando o nano
comando:
- nano ~/.bash_profile
Depois que o arquivo for aberto na janela Terminal, escreva o seguinte:
export PATH=/usr/local/bin:$PATH
Para salvar suas alterações, mantenha pressionada a control
tecla e a letra o
e, quando solicitado, pressione a return
tecla. Agora você pode sair do nano pressionando a control
tecla e a letra x
.
Para que essas alterações sejam ativadas, na janela Terminal, digite:
- source ~/.bash_profile
Depois de fazer isso, as alterações feitas na PATH
variável de ambiente serão efetivas.
Podemos garantir que o Homebrew foi instalado com sucesso digitando:
- brew doctor
Se nenhuma atualização for necessária no momento, a saída do Terminal exibirá:
Your system is ready to brew.
Caso contrário, você poderá receber um aviso para executar outro comando, como brew update
para garantir que sua instalação do Homebrew esteja atualizada.
Quando o Homebrew estiver pronto, você poderá instalar o Python 3.
Etapa 4 - Instalando o Python 3
Você pode usar o Homebrew para pesquisar tudo o que pode instalar com o brew search
comando, mas, para nos fornecer uma lista mais curta, vamos procurar apenas os pacotes ou módulos disponíveis relacionados ao Python:
- brew search python
O Terminal exibirá uma lista do que você pode instalar, assim:
app-engine-python micropython python3
boost-python python wxpython
gst-python python-markdown zpython
homebrew/apache/mod_python homebrew/versions/gst-python010
homebrew/python/python-dbus Caskroom/cask/kk7ds-python-runtime
homebrew/python/vpython Caskroom/cask/mysql-connector-python
O Python 3 estará entre os itens da lista. Vamos em frente e instalá-lo:
- brew install python3
A janela Terminal fornecerá comentários sobre o processo de instalação do Python 3; pode levar alguns minutos para que a instalação seja concluída.
Junto com o Python 3, o Homebrew instalará pip , setuptools e wheel .
Uma ferramenta para uso com Python, usaremos o pip para instalar e gerenciar pacotes de programação que desejamos usar em nossos projetos de desenvolvimento. Você pode instalar pacotes Python digitando:
- pip3 install package_name
Aqui, você package_name
pode se referir a qualquer pacote ou biblioteca Python, como Django para desenvolvimento web ou NumPy para computação científica. Então, se você gostaria de instalar NumPy, você pode fazê-lo com o comando pip3 install numpy
.
O setuptools facilita o empacotamento de projetos em Python, e o wheel é um formato de pacote integrado para Python que pode acelerar sua produção de software, reduzindo o número de vezes que você precisa compilar.
Para verificar a versão do Python 3 que você instalou, digite:
- python3 --version
Isso produzirá a versão específica do Python atualmente instalada, que por padrão será a versão estável mais atualizada do Python 3 disponível.
Para atualizar sua versão do Python 3, você pode primeiro atualizar o Homebrew e, em seguida, atualizar o Python:
- brew update
- brew upgrade python3
É uma boa prática garantir que sua versão do Python esteja atualizada.
Etapa 5 - Criando um ambiente virtual
Agora que temos o Xcode, o Homebrew e o Python instalados, podemos criar nosso ambiente de programação.
Os ambientes virtuais permitem que você tenha um espaço isolado no seu computador para projetos Python, garantindo que cada um de seus projetos possa ter seu próprio conjunto de dependências que não atrapalharão nenhum de seus outros projetos.
A configuração de um ambiente de programação nos proporciona maior controle sobre nossos projetos Python e sobre como as diferentes versões dos pacotes são tratadas. Isso é especialmente importante ao trabalhar com pacotes de terceiros.
Você pode configurar quantos ambientes de programação Python quiser. Cada ambiente é basicamente um diretório ou pasta no seu computador que possui alguns scripts para fazê-lo funcionar como um ambiente.
Escolha em qual diretório você gostaria de colocar seus ambientes de programação Python ou crie um novo diretório com mkdir
, como em:
- mkdir Environments
- cd Environments
Quando estiver no diretório em que deseja que os ambientes residam, é possível criar um ambiente executando o seguinte comando:
- python3.7 -m venv my_env
Essencialmente, este comando cria um novo diretório (neste caso chamado my_env ) que contém alguns itens:
- O
pyvenv.cfg
arquivo aponta para a instalação do Python usada para executar o comando. - O
lib
subdiretório contém uma cópia da versão do Python e possui umsite-packages
subdiretório dentro dele que começa vazio, mas eventualmente retém os módulos de terceiros relevantes que você instala. - O
include
subdiretório compila pacotes. - O
bin
subdiretório possui uma cópia do binário Python junto com o script do shell de ativação usado para configurar o ambiente.
Juntos, esses arquivos funcionam para garantir que seus projetos sejam isolados do contexto mais amplo da sua máquina local, para que arquivos de sistema e arquivos de projeto não se misturem. Essa é uma boa prática para o controle de versão e para garantir que cada um de seus projetos tenha acesso aos pacotes específicos necessários.
Para usar esse ambiente, é necessário ativá-lo, o que você pode fazer digitando o seguinte comando que chama o script de ativação:
- source my_env/bin/activate
Seu prompt agora será prefixado com o nome do seu ambiente, neste caso, é chamado my_env :
Esse prefixo nos informa que o ambiente my_env está ativo no momento, o que significa que, quando criarmos programas aqui, eles usarão apenas as configurações e pacotes desse ambiente específico.
Nota: Dentro do ambiente virtual, você pode usar o comando python
em vez de python3
, e pip
em vez de pip3
se você preferir. Se você usar o Python 3 no seu exterior máquina de um ambiente, você vai precisar usar os python3
e pip3
comandos exclusivamente, como python
e pip
vai chamar uma versão anterior do Python.
Após seguir estas etapas, seu ambiente virtual está pronto para uso.
Etapa 6 - Criando um programa de amostra
Agora que temos nosso ambiente virtual configurado, vamos criar um programa tradicional "Olá, Mundo!". Isso garantirá que nosso ambiente esteja funcionando e nos dará a oportunidade de nos familiarizarmos com o Python, se ainda não estivermos.
Para fazer isso, abriremos um editor de texto de linha de comando como o nano e criaremos um novo arquivo:
- nano hello.py
Depois que o arquivo de texto for aberto no Terminal, digitaremos nosso programa:
print("Hello, World!")
Sair nano, digitando o control
e x
chaves, e quando solicitado para salvar a imprensa arquivo y
.
Depois de sair do nano e retornar ao seu shell, vamos executar o programa:
- python hello.py
O programa hello.py que você acabou de criar deve fazer com que o Terminal produza a seguinte saída:
Hello, World!
Para sair do ambiente, basta digitar o comando deactivate
e você retornará ao seu diretório original.
Conclusão
Parabéns! Neste ponto, você tem um ambiente de programação Python 3 configurado na máquina local do Mac OS X e pode iniciar um projeto de codificação!
Para configurar o Python 3 em outro computador, siga os guias do ambiente de programação local para Ubuntu 16.04 , Debian 8 , CentOS 7 ou Windows 10 . Você também pode ler sobre a instalação do Python e a configuração de um ambiente de programação em um servidor Ubuntu 16.04 , o que é especialmente útil ao trabalhar em equipes de desenvolvimento.
Com sua máquina local pronta para o desenvolvimento de software, você pode continuar aprendendo mais sobre codificação no Python, seguindo “ Entendendo os tipos de dados no Python 3 ” e “ Como usar variáveis no Python 3 ”.
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