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Como escrever instruções condicionais no Go Imprimir este Artigo
Introdução
Instruções condicionais fazem parte de toda linguagem de programação. Com instruções condicionais, podemos ter código que algumas vezes é executado e outras não, dependendo das condições do programa naquele momento.
Quando executamos completamente cada instrução de um programa, não estamos solicitando que o programa avalie condições específicas. Usando instruções condicionais, os programas podem determinar se determinadas condições estão sendo atendidas e, em seguida, saber o que fazer em seguida.
Vejamos alguns exemplos em que usaríamos declarações condicionais:
- Se o aluno receber mais de 65% em seu teste, informe que sua nota passa; caso contrário, relate que a nota dela falha.
- Se ele tiver dinheiro em sua conta, calcule os juros; se não, cobrar uma taxa de penalidade.
- Se eles comprarem 10 laranjas ou mais, calcule um desconto de 5%; se eles compram menos, então não.
Ao avaliar as condições e atribuir o código a ser executado com base no cumprimento ou não dessas condições, estamos escrevendo um código condicional.
Este tutorial orientará você na criação de instruções condicionais na linguagem de programação Go.
Instruções If
Começaremos com a if
instrução, que avaliará se uma instrução é verdadeira ou falsa e executaremos o código apenas no caso de a instrução ser verdadeira.
Em um editor de texto sem formatação, abra um arquivo e escreva o seguinte código:
package main
import "fmt"
func main() {
grade := 70
if grade >= 65 {
fmt.Println("Passing grade")
}
}
Com esse código, temos a variável grade
e estamos dando o valor inteiro de 70
. Em seguida, usamos a if
declaração para avaliar se a nota da variável é ou não maior ou igual a ( >=
) a 65
. Se ele atender a essa condição, estamos dizendo ao programa para imprimir a string Passing grade
.
Salve o programa como grade.go
e executá-lo em um ambiente de programação local a partir de uma janela do terminal com o comando go run grade.go
.
Neste caso, o grau de 70 não satisfazem a condição de ser maior ou igual a 65, então você receberá a seguinte saída uma vez que você executar o programa:
Passing grade
Vamos agora mudar o resultado desse programa, alterando o valor da grade
variável para 60
:
package main
import "fmt"
func main() {
grade := 60
if grade >= 65 {
fmt.Println("Passing grade")
}
}
Quando salvamos e executamos esse código, não receberemos saída porque a condição não foi atendida e não informamos ao programa para executar outra instrução.
Para dar mais um exemplo, vamos calcular se o saldo da conta bancária está abaixo de 0. Vamos criar um arquivo chamado account.go
e escrever o seguinte programa:
package main
import "fmt"
func main() {
balance := -5
if balance < 0 {
fmt.Println("Balance is below 0, add funds now or you will be charged a penalty.")
}
}
Quando executamos o programa go run account.go
, receberemos a seguinte saída:
Balance is below 0, add funds now or you will be charged a penalty.
No programa, inicializamos a variável balance
com o valor de -5
, que é menor que 0. Como o saldo atendeu à condição da if
instrução ( balance < 0
), depois que salvar e executar o código, receberemos a saída da string. Novamente, se alterarmos o saldo para 0 ou um número positivo, não receberemos saída.
Declarações Else
É provável que desejemos que o programa faça algo mesmo quando uma if
declaração for avaliada como falsa. Em nosso exemplo de nota, queremos que a saída seja aprovada ou reprovada.
Para fazer isso, adicionaremos uma else
declaração à condição de classificação acima, construída dessa maneira:
package main
import "fmt"
func main() {
grade := 60
if grade >= 65 {
fmt.Println("Passing grade")
} else {
fmt.Println("Failing grade")
}
}
Como a variável de classificação tem o valor de 60
, a if
instrução é avaliada como falsa, para que o programa não seja impresso Passing grade
. A else
declaração a seguir informa o programa para fazer algo de qualquer maneira.
Quando salvarmos e executarmos o programa, receberemos a seguinte saída:
Failing grade
Se reescrevermos o programa para atribuir à nota um valor igual 65
ou superior, receberemos a saída Passing grade
.
Para adicionar um else
extrato ao exemplo da conta bancária, reescrevemos o código da seguinte maneira:
package main
import "fmt"
func main() {
balance := 522
if balance < 0 {
fmt.Println("Balance is below 0, add funds now or you will be charged a penalty.")
} else {
fmt.Println("Your balance is 0 or above.")
}
}
Your balance is 0 or above.
Aqui, alteramos o balance
valor da variável para um número positivo para que a else
instrução seja impressa. Para obter a primeira if
instrução a ser impressa, podemos reescrever o valor para um número negativo.
Ao combinar uma if
instrução com uma else
instrução, você está construindo uma instrução condicional de duas partes que instruirá o computador a executar determinado código, independentemente de a if
condição ser ou não atendida.
Senão se declarações
Até agora, apresentamos uma opção booleana para declarações condicionais, com cada if
declaração avaliada como verdadeira ou falsa. Em muitos casos, queremos um programa que avalie mais de dois resultados possíveis. Para isso, usaremos uma declaração else if , escrita em Go as else if
. A else if
instrução or if se parece com a if
instrução e avaliará outra condição.
No programa de conta bancária, podemos ter três saídas discretas para três situações diferentes:
- O saldo está abaixo de 0
- O saldo é igual a 0
- O saldo está acima de 0
A else if
declaração será colocada entre a if
declaração e a else
declaração da seguinte maneira:
package main
import "fmt"
func main() {
balance := 522
if balance < 0 {
fmt.Println("Balance is below 0, add funds now or you will be charged a penalty.")
} else if balance == 0 {
fmt.Println("Balance is equal to 0, add funds soon.")
} else {
fmt.Println("Your balance is 0 or above.")
}
}
Agora, existem três saídas possíveis que podem ocorrer após a execução do programa:
- Se a variável
balance
for igual a0
, receberemos a saída daelse if
instrução (Balance is equal to 0, add funds soon.
) - Se a variável
balance
estiver definida como um número positivo, receberemos a saída daelse
instrução (Your balance is 0 or above.
). - Se a variável
balance
estiver definida como um número negativo, a saída será a string daif
instrução (Balance is below 0, add funds now or you will be charged a penalty
).
E se quisermos ter mais de três possibilidades? Podemos fazer isso escrevendo mais de uma else if
declaração em nosso código.
No grade.go
programa, vamos reescrever o código para que haja algumas notas de letras correspondentes a intervalos de notas numéricas:
- 90 ou acima é equivalente a uma classe A
- 80-89 é equivalente a uma classe B
- 70-79 é equivalente a uma classe C
- 65-69 é equivalente a um grau D
- 64 ou menos é equivalente a um grau F
Para executar esse código, precisaremos de uma if
instrução, três else if
instruções e uma else
instrução que lidará com todos os casos com falha.
Vamos reescrever o código do exemplo anterior para ter strings que imprimem cada uma das notas das letras. Podemos manter a nossa else
declaração da mesma forma.
package main
import "fmt"
func main() {
grade := 60
if grade >= 90 {
fmt.Println("A grade")
} else if grade >= 80 {
fmt.Println("B grade")
} else if grade >= 70 {
fmt.Println("C grade")
} else if grade >= 65 {
fmt.Println("D grade")
} else {
fmt.Println("Failing grade")
}
}
Como as else if
declarações serão avaliadas em ordem, podemos mantê-las bastante básicas. Este programa está concluindo as seguintes etapas:
-
Se a nota for maior que 90, o programa será impresso
A grade
, se for menor que 90, o programa continuará com a próxima declaração… -
Se a nota for maior ou igual a 80, o programa será impresso
B grade
; se a nota for 79 ou menos, o programa continuará com a próxima declaração… -
Se a nota for maior ou igual a 70, o programa será impresso
C grade
; se a nota for 69 ou menos, o programa continuará com a próxima declaração… -
Se a nota for maior ou igual a 65, o programa será impresso
D grade
; se a nota for 64 ou menos, o programa continuará com a próxima instrução… -
O programa será impresso
Failing grade
porque todas as condições acima não foram atendidas.
Instruções If aninhadas
Uma vez que você está se sentindo confortável com os if
, else if
e else
declarações, você pode passar para declarações condicionais aninhadas. Podemos usar if
instruções aninhadas para situações em que queremos verificar uma condição secundária se a primeira condição for executada como verdadeira. Para isso, podemos ter uma instrução if-else dentro de outra instrução if-else. Vejamos a sintaxe de uma if
instrução aninhada :
if statement1 { // outer if statement
fmt.Println("true")
if nested_statement { // nested if statement
fmt.Println("yes")
} else { // nested else statement
fmt.Println("no")
}
} else { // outer else statement
fmt.Println("false")
}
Algumas saídas possíveis podem resultar deste código:
- Se
statement1
avaliado como verdadeiro, o programa avaliará se onested_statement
também é avaliado como verdadeiro. Se ambos os casos forem verdadeiros, a saída será:
Outputtrue yes
- Se, no entanto, for
statement1
avaliado como verdadeiro, mas fornested_statement
falso, a saída será:
Outputtrue no
- E se for
statement1
avaliado como false, a instrução if-else aninhada não será executada, portanto, aelse
instrução será executada sozinha e a saída será:
Outputfalse
Também podemos ter várias if
instruções aninhadas em todo o nosso código:
if statement1 { // outer if
fmt.Println("hello world")
if nested_statement1 { // first nested if
fmt.Println("yes")
} else if nested_statement2 { // first nested else if
fmt.Println("maybe")
} else { // first nested else
fmt.Println("no")
}
} else if statement2 { // outer else if
fmt.Println("hello galaxy")
if nested_statement3 { // second nested if
fmt.Println("yes")
} else if nested_statement4 { // second nested else if
fmt.Println("maybe")
} else { // second nested else
fmt.Println("no")
}
} else { // outer else
statement("hello universe")
}
Nesse código, há uma if
instrução aninhada dentro de cada if
instrução, além da else if
instrução. Isso permitirá mais opções dentro de cada condição.
Vejamos um exemplo de if
instruções aninhadas com o nosso grade.go
programa. Podemos verificar se uma nota está sendo aprovada primeiro (maior ou igual a 65%) e depois avaliar em qual nota a qual a nota numérica deve ser equivalente. Se a nota não for aprovada, porém, não precisamos ler as notas das cartas e, em vez disso, poderemos informar o programa que a nota está falhando. Nosso código modificado com a if
instrução aninhada ficará assim:
package main
import "fmt"
func main() {
grade := 92
if grade >= 65 {
fmt.Print("Passing grade of: ")
if grade >= 90 {
fmt.Println("A")
} else if grade >= 80 {
fmt.Println("B")
} else if grade >= 70 {
fmt.Println("C")
} else if grade >= 65 {
fmt.Println("D")
}
} else {
fmt.Println("Failing grade")
}
}
Se executarmos o código com a variável grade
definida como o valor inteiro 92
, a primeira condição será atendida e o programa será impresso Passing grade of:
. Em seguida, ele verificará se a nota é maior ou igual a 90 e, como essa condição também é atendida, ela será impressa A
.
Se executarmos o código com a grade
variável definida como 60
, a primeira condição não será atendida; portanto, o programa ignorará as if
instruções aninhadas e passará para a else
instrução, com a impressão do programa Failing grade
.
É claro que podemos adicionar ainda mais opções a isso e usar uma segunda camada de instruções if aninhadas. Talvez desejemos avaliar as notas de A +, A e A- separadamente. Podemos fazer isso verificando primeiro se a nota está passando, depois verificando se a nota é 90 ou superior e depois verificando se a nota está acima de 96 para um A +:
...
if grade >= 65 {
fmt.Print("Passing grade of: ")
if grade >= 90 {
if grade > 96 {
fmt.Println("A+")
} else if grade > 93 && grade <= 96 {
fmt.Println("A")
} else {
fmt.Println("A-")
}
...
Nesse código, para uma grade
variável definida como 96
, o programa executará o seguinte:
- Verifique se a nota é maior ou igual a 65 (verdadeiro)
- Imprimir
Passing grade of:
- Verifique se a nota é maior ou igual a 90 (verdadeiro)
- Verifique se a nota é maior que 96 (falsa)
- Verifique se a nota é maior que 93 e também menor ou igual a 96 (verdadeiro)
- Impressão
A
- Deixe essas instruções condicionais aninhadas e continue com o código restante
A saída do programa para uma nota de 96, portanto, é assim:
Passing grade of: A
Instruções aninhadas if
podem fornecer a oportunidade de adicionar vários níveis específicos de condições ao seu código.
Conclusão
Usando instruções condicionais como a if
instrução, você terá maior controle sobre o que seu programa executa. Instruções condicionais dizem ao programa para avaliar se uma determinada condição está sendo atendida. Se a condição for atendida, ele executará um código específico, mas se não for atendido, o programa continuará passando para outro código.
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